quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CORDAS PARA GUITARRA

Boa tarde guitarrista,

Hoje vamos falar um pouco sobre cordas de guitarra. Cada guitarrista tem sua preferência. Eu particularmente gosto da 0.09, que é leve para fazer bends e não força muito a floyd rose. Vamos lá então, pra você que está iniciando:


Quais são os tipos de cordas encontradas no mercado? Qual a indicação para cada tipo de corda?


0.08 - É um corda extremente leve, indicada principalmente para agilidade e velocidade na execução de técnicas. É muito utilizada em estilos como o rock, heavy-metal. A desvantagem ao utilizar esse tipo de encordoamento é que o som não fica muito " encorpado"," preenchido"" cheio".

0.09 - É um tipo de corda mais utilizada entre os guitarristas. É utilizada em vários estilos. Pode-se utilizá-la para agilidade, bends, tapping, arpejos e outros. Na minha opinião é a primeira escolha dentre todas as cordas.

0.10 - É um tipo de corda que proporciona um timbre mais " encorpado", " cheio". Possibilita a utilização de timbres mais graves. Utilizada para execução de Power Chords (base) e variados estilos que utilizam distorção.

As cordas de 0.08 a 0.10 poderão ser utilizadas em Guitarras com Floyd-Rose(Ponte-Alavanca)


0.11 - É um tipo de corda mais rígida. Esta é indicada para Guitarra dos modelos: Stratocasters, Les-Paul's, semi-acústicas. É usada muito no blues e jazz.

0.12 - É um tipo de corda muito rígida. Não recomendo muito esse tipo de corda porque pode empenar do braço do instrumento devido à tensão gerada. Além disso, dificulta a realização de várias técnicas, gera fadiga muscular, devido o esforço repetitivo, ocasionando tendinites.


Vejam abaixo os tipos encontrados de comercializados de encordoamentos:

- extra-little = 0.08 - 0.38
- little = 0.09 - 0.42
- custom little = 0.09 - 0.46
- regular = 0.10 - 0.46
- reg.-medium = 0.10 - 0.52
- medium = 0.11 - 0.52
- jazz hard = 0.12 - 0.56

É isso aí. Agora pegue sua guitar e faça a escolha do seu encordoamento.

Fonte: http://guia.mercadolivre.com.br/cordas-guitarra-qual-melhor-opco-2179-VGP

E você? Qual tipo de corda mais gosta? Deixei seu comentário!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Olá pessoal

Olá pessoal, tudo bem?

Eu sou o Fábio, tenho 30 anos, toco guitarra desde os meus 15 anos. Atuo como guitarrista do Ministério de Louvor da Primeira Igreja Batista em Junqueirópois - SP. Quero usar esse espaço aqui pra discutir um pouco sobre esse instrumento que a muitos encanta. Aqui aprenderemos juntos um pouco mais sobre guitarra. Fazendo alguns clippings de artigos na net ou mesmo comentando algumas coisas. Abraços e espero vcs por aqui!